offline site design

 

 

 

 

Curriculares

 

 

Artes Plásticas

A criatividade é um recurso indispensável no processo de aprendizagem. Ao longo de sua história, a Pequenópolis sempre acreditou e apostou na arte como um viés fundamental para a construção do fazer pedagógico.

Artes na Educação Infantil

A importância das artes na Educação Infantil vai além da beleza estética, mas visam desenvolver a capacidade da criança de produzir e criar segundo suas habilidades e seu olhar de mundo. A arte em suas diversas modalidades e variações possibilita o desenvolvimento de atitudes como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade; além, é claro, de proporcionar à criança uma leitura do mundo e de si própria. Colabora com o desenvolvimento social-cognitivo, afetivo e cultural desde o início da escolarização do aluno, de maneira lúdica, criativa e envolvente, mas, sobretudo, intencional. As artes têm o poder de conduzir os pequenos a conhecerem suas limitações, dificuldades e possibilidades de desenvolver, explorar e conhecer suas reais potencialidades. A Educação Infantil utiliza-se de variadas linguagens e técnicas de arte no cotidiano da sala de aula para produzir trabalhos utilizando o desenho, a pintura, a modelagem, a colagem, a construção, entre outras, e assim, desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação do próprio indivíduo e de seus colegas.

Artes no Ensino Fundamental

A educação artística para o Ensino Fundamental tem como objetivo primordial ajudar o aluno a ampliar a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Expor a criança a diferentes materiais e propostas no intuito de ampliar suas possibilidades de abstração, desenvolver e ampliar seu senso estético e crítico, tornando contínuo, progressivo e prazeroso o exercício da criatividade e de sua capacidade de expressão. Para o ensino fundamental a educação artística é curricular, sendo oferecida do 2º ao 5º ano do Fundamental.

 

 

Música

As aulas de musicalização são oferecidas do G2 da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental. A música contribui diretamente no desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio-afetivo do aluno, independente de sua faixa etária, além de possibilitar a interação da criança com o ambiente social. Como alternativa didática o trabalho musical aguça o interesse da criança e melhora seu humor, promovendo um ambiente com alunos mais alegres e motivados a participar das atividades escolares. A educação através da música contribui com a perda da timidez, favorece a linguagem corporal e contribui para a troca social - promove um melhor relacionamento entre os colegas e, consequentemente, fortalece o trabalho coletivo.

 

 

Educação Física

A Educação Física mexe com o corpo, a afetividade, a sociabilidade, a ética e a sexualidade do aluno. É oferecida como atividade curricular para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo desta disciplina é propiciar aos alunos atividades corporais, tornando-os capazes de respeitar o próximo, repudiar a violência e adotar hábitos saudáveis. As aulas vão além de corridas, futebol e abdominais. As crianças interagem através de brincadeiras e jogos visando desenvolver e exercitar o corpo, mas também ensiná-las a manter relações equilibradas e construtivas com os colegas, respeitando as características físicas e o desempenho de cada um. Situações lúdicas e esportivas visam ainda: Ensinar sobre a pluralidade. Propiciar novas situações de desafios corporais. Ajudar o aluno a conhecer seus limites e possibilidades para estabelecer as próprias metas. Ensinar a criança a organizar jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas. Ensinar sobre respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, resolvendo conflitos de forma pacífica. Ajudar o aluno a conhecer seus limites e possibilidades para controlar atividades corporais com autonomia, entendendo que esta é uma maneira de manter a saúde.

 

 

Extracurriculares

 

 

Teatro

As aulas de teatro ajudam a criança a perder a timidez, ganhar autoconfiança, desenvolver e fortalecer a noção do trabalho em grupo e a enfrentar as situações que exigem o improviso. O teatro é também uma forma de ampliar o repertório cultural do estudante, além de ser mais um caminho para desenvolver a criatividade, os gestos, a oralidade, a linguagem musical e, principalmente, a corporal. As aulas de teatro são oferecidas a partir do Grupo 5 até o 5º ano do Ensino Fundamental.

 

 

Judô

O Judô é um esporte que proporciona inúmeros benefícios no processo de desenvolvimento por ampliar a capacidade física, intelectual e moral das crianças. Assim como outros esportes de combate, o Judô auxilia na formação cognitiva, afetiva e motora das crianças, além de promover a interação entre elas. O próprio significado da palavra Judô – o qual em japonês, JU, significa Caminho e DÔ, Suave (Caminho Suave) – explica a filosofia desta atividade física. O Judô é uma atividade física extracurricular (opcional), oferecido para as turmas que frequentam o turno Integral e, à tarde, após o turno de aula, atendendo alunos tanto do vespertino quanto do matutino. São 2 aulas semanais. As aulas do Integral são comandadas pelo professor Ciro Carvalho Pinto da Academia Ciro Judô e as turmas da noite são comandadas pelo professor Roney Oliveira. O aprimoramento do judoca é regido por valores como Disciplina/ Respeito/ Educação/ Condicionamento Físico/ Técnica/ Humildade.

 

 

Dança

Dançar é mexer o corpo com arte, expressando-se através dos movimentos e do ritmo. Em pouco tempo, pode-se notar que os benefícios vão além do bem-estar físico. A dança proporciona prazer e bom humor, fortalece toda musculatura corporal, melhora o aprendizado, a disciplina e eleva a autoestima. A Pequenópolis traz em sua proposta de trabalho o “Ballet Moderno”, um estilo de dança que funde o ballet clássico com a dança moderna. É uma atividade extracurricular (opcional), oferecida para as turmas que frequentam o turno Integral e, à tarde, após o turno de aula, atendendo alunos tanto do vespertino quanto do matutino. São 2 aulas semanais para as duas turmas que se dividem em Baby Class (de 3 a 5 anos) e a turma de 1º, e 2 º e 4 º graus (de 6 a 10 anos).  

Baby Class ( de 3 a 5 anos)

Nessa faixa etária os movimentos de concentração são cada vez mais prolongados. Com as aulas de ballet desenvolve-se através da música o sentido do espaço, medida e atenção, a observação e execução dos movimentos. O Baby Class tem como finalidade despertar o interesse pela dança e o ritmo para a prática do ballet.  

1º 2º e 4º graus (de 6 a 10 anos)

Durante as aulas são realizados exercícios com o objetivo do ensino e aprimoramento da técnica. Através desses exercícios são desenvolvidos a coordenação motora, a lateralidade, a flexibilidade muscular, a musicalidade, postura, a consciência corporal, o desenvolvimento da sensibilidade artística e criativa.

 

 

Capoeira

Aqui a Capoeira é comandada pelo Mestre Daltro do Grupo Capoeira Iuna. É um esporte rico de cultura e movimento corporal. A Capoeira desenvolve no aluno habilidades que vão além das capacidades físicas. De forma lúdica, como uma brincadeira, os alunos tomam consciência do seu corpo e de suas capacidades motoras, facilitando o crescimento cognitivo e afetivo. A capoeira explora a psicomotricidade, lateralidade, orientação espacial, coordenação de movimentos, além do forte trabalho de musicalidade e ritmo.

 

 

Informática

A adaptação da Informática ao currículo escolar contempla a utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.