offline site design

 

 

Aulas online: o que aprendemos?

14/01/2021

 

Diante do isolamento social imposto pela pandemia causada pelo coronavírus, os recursos online passaram a ter uma enorme importância para a manutenção da “normalidade” que a vida requeria.

 

A necessidade das compras online, incluindo alimentação, e muitos outros serviços revelaram o imenso potencial existente nos recursos de internet.

 

E entre esses serviços essenciais estavam as aulas online. Manter a escola viva e em funcionamento, proporcionar o encontro dos colegas de classe, ainda que de um modo diferente e permitir que o professor desse continuidade ao ano letivo, atento aos conteúdos essenciais, foi um enorme desafio, mas trouxe um resultado muito compensador.

 

Professores e alunos tomaram posição diante da necessidade e, como sempre acontece em situações de crise, passaram a acessar seu potencial latente de competências e habilidades ainda pouco exploradas.

 

E o ano letivo aconteceu!

 

Veio 2021 e, mesmo sabendo que iremos iniciar esse ano de forma online, vemos isso com tranquilidade. Sabemos o quanto é importante o contato presencial para nossos alunos, especialmente os da Educação Infantil. Porém, também sabemos que o ensino online é possível e que podemos contar com as habilidades que cada um adquiriu vivendo o ano letivo de 2020: a autonomia, o compromisso com seu aprendizado, a organização necessária para acompanhar as aulas, a postura adequada para estar presente nas mesmas, ainda que da casa de cada um.

 

Vemos também, com esperança, que não será por muito tempo!

 

Mas, o mais importante, é que nossos alunos encontrarão uma escola diferente, fortalecida na sua metodologia pela aquisição do Ensino Híbrido, onde o online será necessário para o fortalecimento da aprendizagem e o desenvolvimento de cada aluno.