offline site design

 

 

Vídeo aulas – 1º ao 5º ano

Salvador, 6 de abril de 2020.   Caros pais,   A plataforma SAS disponibilizou mais um recurso de ensino à distância para esse momento de afastamento das nossas aulas presenciais. São vídeo aulas destinadas ao Ensino Fundamental I que acontecem de segunda à sexta, ao vivo, às 9h. Mas estão também disponíveis no youtube para quem não puder acompanhar ao vivo através deste link https://www.youtube.com/playlist?list=PL0MlWarTr_1anjnvEILRaeTlmCt5cBWB3 . Por hora, você pode assistir por este link e, em breve, os vídeos estarão acessíveis no Portal SAS (acessando o SAS Online). Lembrando que, devido ao feriado de Páscoa, nesta semana teremos as aulas até quarta (08/04), conforme o cronograma que segue em anexo neste email.   Conforme avaliação da nossa Coordenação Pedagógica, as primeiras aulas disponibilizadas trazem assuntos mais revisionais, mas as próximas avançarão nos conteúdos. É importante que cada criança tenha a rotina de assistir as aulas online diariamente e que cumpram regularmente os roteiros de atividades que temos enviado por email (estes que mandamos por email são desenvolvidos pela professora de classe). Além disso, cada professora também irá enviar quando necessário alguma vídeo aula feita por ela mesma. Estas serão publicadas no canal da Pequenópolis como já divulgamos na semana passada.   O portal SAS também oferece roteiro de estudos, mas estes não são obrigatórios, estes são um “plus”, para aqueles que necessitarem algum reforço em determinado conteúdo. Os roteiros obrigatórios são os que enviamos por email.   Lembrando que estamos disponíveis para qualquer dúvida!   Atenciosamente, Coordenação Pedagógica  

 

 

Tutorial Bright Ideas

Salvador, 3 de abril de 2020. Caros pais, Notamos que poucas crianças têm acessado o Bright Ideas para realizar as tarefas online, apesar do comunicado enviado na semana passada. Reforçamos a importância das crianças manterem a rotina de estudos para todas as disciplinas e, ao fazerem as atividades enviadas nos possibilita  avançar um pouco mais nos conteúdos. Vamos relembrar o passo a passo para acesso ao Bright Ideas? Se AINDA NÃO ACESSOU o site do livro este ano, você precisará do código que foi “preso” à capa do livro (físico). Como dissemos, as crianças não precisarão do livro no período da quarentena, porque todas as atividades serão online. Caso você não saiba esse código, por favor, nos informe (por email ou por mensagem direta pelo Instagram), nós podemos fornecê-lo a você. Primeiro acesso ao Bright Ideas - estamos enviando novamente o tutorial do primeiro acesso, caso você ainda não o tenha feito. Após registrar o aluno com o código da capa do livro, você  precisará fazer novamente o login, insere sua senha. Clica em “join a class”, o site pedirá um novo código, desta vez é o código de acesso à sala do aluno, conforme a tabela  abaixo. Depois, é só acessar a sala para fazer as atividades online. No menu azul que fica na lateral esquerda haverá um ícone de mensagem. Confira lá se já tem algum recadinho da Pró Alice e bom estudo! Código sala virtual 2º ano: 680 538 0545 Código sala virtual 4º ano: 793 912 0662 Código sala virtual 3º ano: 702 783 0657 Código sala virtual 5º ano: 014 510 0052 É fundamental continuar aprendendo mesmo em quarentena e nós estamos trabalhando junto com os nossos parceiros de ensino, SAS e Oxford, para oferecer aos alunos ferramentas online  que deem suporte ao aprendizado. Está disponível para todos o Oxford Parents- (www.oup.com/elt/oxfordparents), além do próprio Bright Ideas online practice (Ensino Fundamental). É acessar, explorar e aprender! Estamos à disposição para qualquer dúvida. Pode nos enviar mensagem por eemail ou mensagem direta pelo Instagram, nós encaminharemos para a nossa coordenadora e daremos retorno posteriormente.   Atenciosamente, Equipe Pequenópolis

 

 

Agenda 02/04

Salvador, 02 de abril de 2020.   Caros pais,   Preparamos uma nova agenda de atividades para casa que segue aqui neste comunicado. Lembramos que a primeira agenda enviada foi planejada para um período de 15 dias, por isso apresentava uma relação mais extensa de tarefas. A partir desta semana, enviaremos planos semanais de atividades.   Entendemos que estamos vivendo um momento atípico e que certamente não está sendo fácil para muitas famílias, por isso, queremos ressaltar que a escola não espera que os pais assumam o papel de professores, a ideia não é sobrecarregar as famílias. Mas, é sim necessário darmos continuidade ao processo de aprendizagem em parceria - pais e escola.   Porque continuar estudando num período de aulas suspensas? É importante situar seus filhos sobre este período que estamos vivendo. Nós não estamos de férias, nem as crianças. Qual é o nosso papel enquanto cidadãos nesta quarentena? Todos temos regras a cumprir, não é verdade? O mesmo vale para os nossos pequenos. Então, é muito importante para elas, manter a rotina de estudos e atividades. Desta forma, também qualificamos o tempo ocioso que têm e ainda terão em casa.   Durante a quarentena teremos assuntos novos? De algumas disciplinas, sim! Mas nossa equipe pedagógica está elencando os conteúdos mais leves, lembrando que os assuntos serão revisados no retorno às aulas. Temos priorizado nas agendas de atividades revisar assuntos dados até março, mas há capítulos novos de conteúdo leve que as crianças podem sim, estudar em casa e fazer as tarefas. Podemos intensificar também as atividades de leitura e interpretação de texto.   Temos que seguir os roteiros de estudos sugeridos na Plataforma SAS? É necessário cumprir as agendas de atividades que temos enviado por e-mail. A plataforma SAS é um conteúdo a mais que está sendo oferecido, mas não precisa ser obrigatoriamente ou 100% cumprido. O portal oferece muitas ferramentas de suporte ao aprendizado (como vídeos e atividades extra). Cada pai pode analisar o que vale a pena ser feito, para reforçar algum conteúdo que ache que seu filho esteja necessitando, mas ficará a critério de cada família quais e quantas tarefas do Portal SAS a criança irá realizar. O que ressaltamos é a importância da criança estudar um tempo diariamente.   E quanto à Educação Infantil? Manter a rotina de atividades e o contato com o livro é importante para todos os alunos. Mas, nas agendas da Educação Infantil (especialmente para os grupos 2 e 3), buscamos oferecer sugestões de atividades lúdicas que trazem um objetivo pedagógico, mas sempre de uma forma leve e divertida para esta faixa etária. Enviaremos nos próximos e-mails para vocês, vídeo aulas feitas pela Pró Liana -  nossa professora de música.   Lembramos que estamos à disposição para qualquer dúvida ou sugestão. Desejamos força e fé para todos! A Direção          

 

 

Circular mensalidade e atividades

  Salvador, 31 de março de 2020.   Caros pais,   Paciência e saúde para vocês, nesse momento tão difícil que todos estamos enfrentando, famílias e escolas.   Tentando minimizar a situação, solicitamos à nossa consultoria financeira que fizesse um estudo para ver o quanto podemos diminuir da nossa mensalidade - avaliando a queda dos custos por estarmos paralisados, durante o período de isolamento social que estivermos cumprindo para evitar a propagação do vírus. Sabemos que a medida irá sossegar um pouco as famílias nesse momento de tensão e dificuldade que estamos enfrentando, quando pensar no outro faz toda diferença.   Solicitamos aos professores que refaçam a relação de tarefas que seria enviada ontem, tornando-a mais leve. Será enviada a vocês até o dia 02 de abril. Ainda essa semana, também falaremos sobre a mensalidade.   Fiquem bem!     Cordialmente A Direção  

 

 

Bright Ideas – Inglês

Salvador, 27 de março de 2020.   Caros pais,   Durante este período de quarentena a turminha pode e deve continuar aprendendo inglês de maneira lúdica e divertida. O Oxford Playtime, como já informado em circular enviada anteriormente (anexada aqui nesta mensagem), é mais um recurso pedagógico que a Oxford  nos traz com as atividades, jogos, músicas, cantigas e histórias. Tem conteúdo para alunos da Educação Infantil e Fundamental 1 também, tudo cuidadosamente escolhido para que seu filho tenha uma experiência de aprendizagem motivadora.   Acesse o site www.oup.com/elt/oxfordparents. Haverá um quadro de boas vindas escrito “Welcome to Oxford Parents”. Neste quadro você verá uma lista de links e cada link informa para qual faixa etária aquele conteúdo é voltado (ex. “ages 3-5) - tem atividades para Infantil e Fundamental. No campo busca que fica no alto do menu, você pode também pesquisar o livro do seu filho(a), basta digitar “Playtime”, (neste caso apenas para as crianças da Educação infantil). O site oferece ainda vídeos e histórias.   As turmas do Fundamental receberam intruções para acessarem o Brignt Ideas para fazerem as tarefas online. Até o momento, vimos que poucos alunos acessaram. Não deixe de conferir se o seu(sua) filho(a) já acessou, é importante que as crianças façam as tarefas e estudem. Além das atividades, acesse também a sala virtual do(a) aluno(a) dentro do Brignt Ideas online, um espaço onde a Professora Alice põe recados, orientações e onde as crianças podem se comunicar diretamente com ela para tirar dúvidas . Caso não saiba ainda como acessar o Bright Ideas, vamos deixar novamente o tutorial no final desta mensagem.   Estas duas ferramentas (oxfordparents e Brignt Ideas) estão à sua disposição. Basta acessar para aprender e se divertir com os pequenos! Explore à vontade e ofereça o máximo dos recursos ao seu(sua) filho(a) diariamente, um pouco a cada dia, o importante é propor estes momentos de maneira leve e prazerosa.   Estamos à disposição para qualquer dúvida. Pode nos enviar mensagem por email ou mensagem direta pelo Instagram, nós encaminharemos para a nossa coordenadora Alice e para a professora Merícia e daremos retorno posteriormente.   Atenciosamente, Equipe Pequenópolis        

 

 

Orientação aos pais do 1º ano

Senhores pais, Estaremos enviando esta lista de palavras semanalmente, para vocês trabalharem com as crianças. Orientações: - ler as palavras com as crianças e associar as sílabas com outras palavras. Ex. Ma (ma de macaco, mala) e deixar que a criança também exemplifique. - fazer um ditado com as palavras deixando que a criança reflita sobre a escrita e escreva do “jeito dela”. Quando terminar o ditado, parabenizar a criança (sempre) e escrever a grafia correta da palavra ao lado; neste momento, pontuar o que ela “acertou”, perguntar as letras que faltaram e reler as palavras. - Usar a lista para montar um mural e deixar em local visível para que a criança sempre leia as palavras. Atenciosamente, Pró Albiane    

 

 

Suspensão das aulas – Atividades de casa

Salvador, 17 de março de 2020. Caros Pais, Seguem atividades que poderão ser realizadas em casa, durante o período de suspensão das aulas:

Grupo 2
Páginas: 15, 16, 19, 20, 21, 22, 24, 25 e 26.
 
Grupo 3
18/03 14
19/03 20
23/03 17
24/03 74
25/03 18
26/03 19
30/03 22
31/03 23
01/04 24
02/04 26
 
Grupo 4
18/03 24 e 25
19/03 26 e 27
20/03 28 e 29
23/03 30 e 31
24/03 32 e 33
25/03 34 e 35
26/03 36 e 37
27/03 38 e 39
 
Grupo 5
Livro: Vivenciando e Aprendendo  Pág: 23,24,25,26,27,28,30,32,34,35,36,37,38,40,41,43,44,46,47,48,49,50. 117,118,119,120.
Livro: Atividades Grafomotoras.  Pág: 7,11,12,13,14,19,20,21,22
     
1º ano
CAPÍTULO 3  
Língua Portuguesa Páginas: 48 a 61 e 68 a 71
Matemática Páginas: 42 a 61
Natureza e Sociedade Páginas: 40 a 50
Caros Pais, Consideramos de suma importância para o desenvolvimento dos alunos que as atividades não sejam acumuladas, de forma que sugerimos que estamos sugerindo que mantenham a rotina diária de atividades (4 a 6 páginas por dia). Atenciosamente, Pró Albiane
 
2º ano
      Língua Portuguesa Páginas: 63 a 68 – Leitura e interpretação de texto.
Páginas: 70 a 73 – Letra inicial maiúscula / Frases e textos em palavras.
Páginas: 74 a 76 – Leitura e interpretação de texto.
Páginas: 80 e 81 – Análise de obra de arte.
Páginas: 82 e 83 – Análise de conto de fadas.
Atividade supl. páginas: 17 a 20 – Leitura e interpretação de texto.
    História Páginas: 50 a 54 – Viver em comunidade.
Páginas: 54 a 57 – As diferentes comunidades.
Páginas: 60 a 62 – Diferentes tipos de comunidades.
Páginas: 63 a 66 – Comunidades virtuais e registros das comunidades ao longo da história.
Páginas: 67 a 69 – Ações comunitárias.
Geografia Páginas: 126 a 130 – A rua é de todos: regras de trânsito.
Páginas: 132 e 133 – Quem cuida das ruas?
Páginas: 134 e 135 – Atitude: resolução de conflitos
Matemática Páginas: 64 e 65 (trocando ideias sobre somar e subtrair)
Página: 69 (situação de adição)
Páginas: 77 e 78 (situações envolvendo o real)
Natureza e Sociedade Páginas: 46 a 60 (Vida das plantas)
Inglês Oxford Class ID Code: C 680 538 0545
 
3º ano
  Língua Portuguesa     Páginas: 56 a 60 – Leitura e interpretação.
Páginas: 66 e 67 – Leitura e interpretação.
Páginas: 68 e 69 – Produção textual (tema: lavar bem as mãos).
Páginas: 71 a 73 – Leitura e interpretação.
Páginas: 74 a 75 – Leitura do relembrar.
    Ciências Páginas: 44 e 47 – Fontes luminosas.
Páginas: 48 e 49 – Tipos de lâmpadas.
Páginas: 50 a 52 – Luz e meios materiais.
Páginas: 54, 57 e 58 – A visão.
Páginas: 59 a 61 – Cuidados com a saúde dos olhos.
Páginas: 62 e 63 – Leitura do relembrar
Matemática Páginas: 56 a 59 – Medidas de tempo (o relógio).
Páginas: 61 e 62 – Medidas de tempo (o calendário).
Páginas: 63 a 67 – Medidas de tempo.
Páginas: 69 a 71 – Medidas de tempo.
Páginas: 72 e 73 – Leitura do Relembrar
Geografia Páginas: 120 a 125 – Transformação na paisagem.
Página: 126 e 127 – Transformação no relevo.
Páginas: 128 e 129 – Paisagem urbana e rural.
Páginas: 132 e 133 – Paisagem urbana e rural
Páginas: 134 e 135 – Leitura do relembrar
História Páginas: 42 a 49 – Tipos de moradia.
Páginas: 50 a 53 – Direito à moradia.
Páginas: 54 e 55 – Leitura do relembrar
INGLÊS Class ID code: C 702 783 0657
 
4º ano
  Língua Portuguesa Páginas: 66 a 72 (até questão 12).
Páginas: 77 a 79.
Páginas: 84 a 86.
  Matemática   Páginas: 76 a 91.
Páginas: 94 a 97.
Páginas: 100 a 104.
Ciências Páginas: 42 a 44 (leitura).
Páginas: 49 e 50.
Páginas: 53 a 57.
Geografia Páginas: 120 a 138.
História Páginas: 44 a 53.
Páginas: 56 e 57.
Produção textual Páginas: 17 a 21.
Formação Humana Páginas: 22 e 23.
Inglês Oxford Class ID Code: C 793 912 0662
 
5º ano
  Língua Portuguesa Páginas: 66 a 68.
Páginas: 69 a 77
Páginas: 82 e 83
Páginas: 86 a  92
  Matemática   Páginas: 72 a 79
Páginas: 80 a 83
Páginas: 84 e 85
Páginas: 86 a 99
Páginas: 102  112
Obs:  *Sugerimos jogar batalha naval antes de iniciar as atividades propostas *Montem os sólidos geométricos em anexo do livro de matemática relacionados as atividades solicitadas.
Atividades suplementares páginas 26 a 32
Ciências Páginas: 48 a 51; 52 (Agora é com você)
Páginas: 53 a 57
Páginas: 64 a 71 ( não fazer o investigue)
História Páginas: 40 a 45 (não fazer o construindo juntos).
Páginas: 46 a 51
Páginas: 56 a 60
Geografia Páginas: 124 a 131
Páginas: 134 a 137
Inglês Oxford (5ºM) Class ID Code: C 014 510 0052
Inglês Oxford (5ºV) Class ID Code: C 889 803 0267
 

 

 

Suspensão das aulas – orientações gerais

Salvador, 17 de março de 2020. Caros pais, O mundo inteiro vive um momento de grande tensão devido à pandemia do Corona Vírus. Diante do comunicado oficial do Prefeito ACM Neto e posteriormente do pronunciamento do governador Rui Costa, informamos que as aulas serão suspensas por 30 dias, a partir de hoje, 17.03. Em meio a esta situação, nunca antes vivida pela nossa comunidade, acreditamos na importância de seguir corretamente as orientações das autoridades competentes, lembrando que este prazo poderá ser alterado de acordo com a necessidade. Estamos constantemente atentos às informações oficiais, qualquer mudança de cenário ou atualizações serão transmitidas aos pais por e-mail, pelo site da escola (www.pequenopolis.com.br – no link pais/avisos) e através de nosso perfil no Instagram (@escola.pequenopolis) - orientamos seguir o perfil da escola nesta rede social para que todos acompanhem com maior rapidez a atualização sobre as informações. LEMBRETES:

  • O canal de comunicação se manterá aberto aos pais via mensagem direta pelo Instagram e também por e-mail. Continuaremos administrando à distância todas as demandas possíveis, sejam dúvidas relativas à área pedagógica ou de secretaria.
  • Buscando fazer com que as crianças não percam completamente o contato com o estudo e as atividades escolares, organizamos um estudo dirigido para um período de 15 dias. Posteriormente, se necessário enviaremos uma nova lista de atividades.
  • Pedimos aos pais que passem hoje (17.03) na escola para buscar os livros para realização das tarefas.
  • Durante este período, teremos um plantão semanal às segundas-feiras, das 8 às 12h.
  • Ressaltamos que o período de aula perdido será recomposto sem nenhum prejuízo às crianças. Precisaremos aguardar o desenrolar dos acontecimentos para tomarmos as decisões.
Compreendemos o que este momento representa para as famílias e nos solidarizamos com todos. Mas o momento exige calma, paciência e que cada um cumpra seu dever de cidadão.     Atenciosamente, A Direção

 

 

Cancelamento Teatro

Salvador, 12 de março de 2020.   Caros Pais, Atendendo às medidas preventivas da secretaria de saúde, procurando sempre manter a segurança dos nossos alunos, estamos cancelando a ida ao teatro na terça-feira. Diante do aumento da preocupação com o Corona Vírus, estamos cancelando a ida ao teatro, atividade feita anualmente pela escola, mas entendemos que precisamos seguir a orientação de evitar aglomerações. Queremos salientar que todas as medidas e orientações estão sendo adotadas na escola. Pedimos que os todos que já fizeram o pagamento do teatro, que passem na secretaria para receber a devolução.   Atenciosamente, Coord. Pedagógica      

 

 

Reuniões de pais de 1º a 5º ano

Salvador, 03 de março de 2020   “Todo amanhã é determinado por cada hoje.”     Srs. Pais!   De acordo com nosso calendário, na próxima semana teremos nossas reuniões com os pais dos alunos do Ensino Fundamental. A presença de vocês é muito importante para fortalecermos esta parceria e tirarmos as dúvidas que fazem parte desse processo.   Atenção às datas e horários de cada turma:  

Série Data Horário
1º ano 11/03 18h
2º e 3º ano 12/03 18h
4º e 5º ano 13/03 18h
  Aguardamos vocês!   Atenciosamente,   Coordenação Pedagógica